Com o passar dos anos a tecnologia passou a fazer parte da vida das pessoas cada dia mais. Os avanços tecnológicos redefiniram diversos aspectos na rotina pessoal e com as empresas não foi diferente. Hoje, o papel da inteligência artificial na logística é a chave para um negócio com processos automatizados e obter mais resultados.
Com o passar do tempo e o aumento da concorrência, os negócios precisam se atualizar constantemente para se posicionar. A boa notícia é que com a tecnologia esse processo se tornou mais democrático. Negócios de diferentes nichos e de diferentes tamanhos podem contar com a inteligência artificial para digitalizar seus processos e aumentar a produtividade. Por isso, entenda como a inteligência artificial atua na logística.
Como a inteligência artificial atua na logística?
É um fato inquestionável que a revolução tecnológica trouxe diversas transformações ao ambiente empresarial. Em busca de se posicionar no mercado e aumentar sua competitividade, diversas empresas já abraçaram essa transformação. O que vemos, tanto no cenário global, como no nacional, é que os negócios de sucesso automatizam cada vez mais os seus processos.
Desta forma, a inteligência artificial (ou apenas IA, sua sigla), se tornou uma realidade tanto nos processos de produção, como na logística. Assim, as tecnologias atuam otimizando processos repetitivos como, por exemplo, cuidar da armazenagem do estoque, gestão de frotas e outros.
Esse tipo de inteligência foi criado para que máquinas e diferentes tipos de sistema possam atuar na resolução de problemas. A inteligência artificial simula a inteligência humana e assim é capaz de oferecer soluções de forma automática. Pode parecer algo bastante complexo, mas de forma bem simples, esse tipo de tecnologia é elaborada para pensar e agir como humanos.
As grandes empresas já utilizam esse tipo de tecnologia há muito tempo e estão em constante adaptação para melhorar a cada inovação. A gigante Amazon, por exemplo, prevê que em menos de uma década terá implementado um armazém totalmente digitalizado para realizar envios automáticos.
Na prática, como a inteligência artificial melhora a logística?
Imagine que diversos processos de uma empresa podem ganhar com a automatização de processos e, assim, agilizar a logística. Como a IA pode ser aliada a outros tipos de tecnologia, sua atuação nas melhorias dos processos é bem ampla.
A inteligência artificial pode atuar em conjunto com conceitos como Big Data, Internet das Coisas (IoT), Computação na nuvem, Machine Learning, entre outros. Assim, oferece uma solução para o desempenho de um leque de tarefas do cotidiano de uma empresa.
Veja alguns exemplos da inteligência artificial na logística de forma prática.
-
- Separação de itens;
-
- Armazenamento no estoque;
-
- Recepção de mercadorias;
-
- Realizar devoluções;
-
- Levar o produto até o cliente.
Na prática, o papel da inteligência artificial na logística é o de automatizar processos que são considerados repetitivos. Assim, a tecnologia tem a capacidade de tomar decisões e definir qual será a ação executada para cada etapa. Já existem diversas tecnologias que atuam com IA em armazéns e nos processos de expedição e entrega de mercadorias.
Você provavelmente já ouviu falar em entregas feitas por drones, algo que já é realidade em alguns locais e começa a ser testado no Brasil.
Inteligência artificial e o aprendizado das máquinas
Todos os exemplos da aplicação da IA nos processos logísticos se devem ao fato de que as máquinas são capazes de aprender. A área da tecnologia chamada machine learning, que em português significa “aprendizado de máquina”, é responsável pelos desenvolvimentos. Por meio de configurações e de acordo com o avanço tecnológico, as máquinas possuem a capacidade de responder aos estímulos.
Assim, diante de determinadas situações e funções operacionais em uma indústria, as máquinas passam a responder quase como humanos. A inteligência artificial programada por meio do machine learning possibilita que as máquinas possuam um certo grau de autonomia. Assim, a IA é quase independente dos esforços humanos, o que automatiza boa parte dos processos de logística de uma empresa.
Quais as vantagens da IA nos processos de logística?
A habilidade da inteligência artificial nos processos logísticos é capaz não só de automatizar diversos processos, como também de prever erros. Além disso, a tecnologia está em constante transformação, o que contribui para o aprimoramento dos processos a médio e longo prazo. Conheça as vantagens.
Redução de gastos com a logística
Implementar um sistema com inteligência artificial exige um investimento inicial. Contudo, esse investimento é compensado por a tecnologia atuar para diminuir os gastos em diversas áreas. Isso acontece por meio de planejamentos como a gestão de frotas e otimização do armazém, assim uma empresa pode enxugar seu orçamento.
Dessa forma, é possível, por exemplo, observar o fluxo de vendas e estoque, para garantir que o armazém opere de forma equilibrada. O que evita a compra de insumos e estocagem de mercadoria em excesso. Outro exemplo é na gestão de frotas, em que a IA aponta o melhor momento para fazer a manutenção em veículos. Assim, são evitados gastos expressivos por falta de manutenção.
Produtividade
A tomada de decisões se torna mais rápida e assertiva, o que aumenta a qualidade dos processos. A IA tem a capacidade de ler e interpretar dados e a partir disso tomar as melhores decisões. Assim, os processos logísticos se tornam padronizados, ágeis e com economia de tempo. A inteligência artificial realiza funções de forma mais produtiva do que antes.
Decisões mais assertivas
O sucesso da inteligência artificial se deve ao fato de que são capazes de interpretar dados e tomar decisões independente dos esforços humanos. Assim, há tecnologias capazes de ler dados e a partir deles trazer melhorias para os negócios.
Os erros operacionais estão entre as maiores causas de prejuízo financeiro para as empresas. Ao automatizar os processos, são diminuídas as chances de erros e há mais assertividade nas decisões. Na gestão de frotas, por exemplo, a IA calcula o melhor trajeto, para entregar mais rápido e gastar menos combustível.
Garante a satisfação do cliente
Ninguém gosta de esperar demais para receber sua compra em casa. Ou então, receber o produto errado e precisar recorrer ao atendimento para resolver seu problema. Há diversos processos da logística que, quando não estruturados, causam uma péssima experiência para o cliente.
Quando a inteligência artificial é aplicada na logística, contribui para prazos de entrega menores, rastreamento de pedidos mais efetivo, além de proporcionar preços mais atrativos. A IA também pode atuar no atendimento ao cliente, como por exemplo, o uso de chatbots.
Gostou deste artigo? Leia também sobre o sistema TMS e sua importância para os processos logísticos.
0 comentários