Descubra como medir a efetividade da gestão do seu armazém e melhore os indicadores do seu negócio logístico

26/04/2023
Tempo de leitura: 3 minutos
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No segundo trimestre de 2022, o mercado de galpões e condomínios logísticos bateu recordes históricos com a ajuda do crescimento do e-commerce no Brasil

Ter uma área específica de armazenamento de produtos e mercadorias é fundamental para os processos logísticos de qualquer negócio, uma vez que permite que mercadorias e matérias-primas sejam organizadas da forma mais adequada possível, evitando erros que possam prejudicar a operação e o desempenho do negócio.

Por isso, a atenção aos armazéns é importantíssima. Seja através de medidas de segurança ou da gestão de estoques, é preciso realizar um acompanhamento ativo da eficácia dos processos e da operação logística da sua empresa.

Esse processo pode ser realizado através dos indicadores de desempenho: na prática, eles ajudam gestores a medir o desempenho de armazéns, estoques e cadeias de suprimentos.

O que são indicadores de desempenho?

KPI é uma sigla em inglês para “Key Performance Indicators” (em pt-br: Indicadores-Chave de Performance). KPI’s são o conjunto de indicadores de desempenho selecionados para monitorar a performance de uma empresa, departamento, projeto ou processo em relação a um objetivo específico. 

Quais são os principais indicadores?

Existem muitos KPI’s que podem ser usados para avaliar o desempenho das operações logísticas de uma empresa. Eles podem ser divididos em duas categorias principais: eficiência e eficácia.

Indicadores de eficiência medem como as operações logísticas estão sendo executadas em termos de tempo, custo e recursos utilizados.

Por outro lado, indicadores de eficácia medem como as operações logísticas estão contribuindo para alcançar os objetivos de negócio, como a satisfação do cliente e a rentabilidade.

Veja agora alguns dos KPI’s de eficiência e eficácia mais comuns para a logística:

  • Tempo de ciclo: o tempo que leva desde a colocação do pedido até a entrega do produto ao cliente
  • Taxa de entrega pontual: a porcentagem de entregas que são feitas dentro do prazo acordado com o cliente
  • Custo total de estoque: o custo total de manter um estoque de produtos, incluindo custos de armazenagem, manutenção, seguro e obsolescência
  • Taxa de precisão do pedido: a porcentagem de pedidos que são preparados e entregues sem erros
  • Índice de rotatividade de estoque: a frequência com que os produtos em estoque são vendidos e repostos
  • R.O.I: o retorno financeiro gerado pelas operações logísticas em relação ao investimento 

É importante escolher os indicadores que melhor atendem às necessidades e objetivos da empresa. 

Como utilizar os indicadores de desempenho na prática?

Os KPI’s podem ser utilizados em qualquer lugar, desde que adaptados à necessidade e realidade da empresa. Vamos utilizar como exemplo uma empresa pequena que começou suas operações há apenas 3 anos, para utilizar os indicadores na prática, você precisaria:

Definir claramente os objetivos que se deseja alcançar com os KPI’s.

– Selecionar poucos indicadores, priorizando os que possuem maior impacto no seu negócio.

– Criar relatórios simples para acompanhar o desempenho em tempo real.

Compartilhar informações sobre os KPI’s com sua equipe.

Monitorar continuamente os indicadores e repetir o processo com novos KPI’s.

Conclusão

KPI’s ou Indicadores de Desempenho são ferramentas importantes para avaliar o desempenho de qualquer operação e ajudar na tomada de decisões estratégicas.

Todos os processos de uma organização podem ser mensurados, desde aqueles que medem a eficiência operacional, até aqueles que avaliam a satisfação do cliente. Com o acompanhamento contínuo dos indicadores, é possível identificar oportunidades de melhoria e agir rapidamente para alcançar os objetivos do seu negócio.

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