Ter um estoque eficiente, sem produtos parados representa maior capital de giro, maior possibilidade de investimentos e menores custos com armazenamentos é a meta de toda empresa. Por esse motivo, atualmente uma das áreas que mais cresce nas empresas é a de gestão de estoque de produtos.
Escolher o ponto ideal entre um estoque muito alto e outro que não atenda às necessidades da empresa não é uma tarefa muito fácil. Porém, existem ferramentas que auxiliam o empreendedor a chegar a este ponto de equilíbrio.
Nesse sentido, a GTI Plug pretende explicar um pouco sobre um dos métodos mais utilizados para controle de estoques nas empresas, a curva ABC.
Teoria da curva ABC
A Curva ABC está baseada no teorema do economista italiano Vilfredo Pareto. Por esse motivo, também é conhecida como Análise de Pareto e teoria 80/20. Conforme o método, é possível classificar o estoque conforme a sua importância ou impacto.
Assim sendo, denomina-se como itens da classe A, os materiais (ou produtos) que estão no estoque e representam um maior nível de consumo, ou seja, que possuem uma maior participação no faturamento final da empresa. Já aqueles que configuram um nível intermédio de consumo compõem os itens de classe B e E. No final da cadeia, ou seja, na classe C, estão os produtos ou materiais do estoque que representam um nível baixo de valor de consumo.
Em outras palavras, de acordo com a curva ABC é possível dividir o estoque dessa forma:
- Classe A: é aquela de maior importância, que tem o maior valor e que deve corresponder a 20% do total, mas que corresponde a 80% do investimento;
- Classe B: configura um nível intermediário de consumo, deve corresponder a 30% do total de itens e aproximadamente 15% do valor total;
- Classe C: nível mais baixo de valor de consumo, correspondendo a 50% do total, mas com 5% do valor do investimento
É importante que o empreendedor compreenda que esses números podem ser flexibilizados de alguma forma e as porcentagens não precisam ser exatas. A análise deve ser feita de acordo com a realidade de cada empresa.
A curva ABC também pode ser utilizada em outros níveis dentro da organização e não apenas no controle de estoque. Uma dessas vertentes é na definição dos clientes de maior valor da empresa. É possível definir aqueles 20% que representam 80% do faturamento da empresa. Dessa forma, criar estratégias personalizadas para esse grupo valiosíssimo de clientes da organização.
Objetivos do uso da curva ABC
Utilize o método da curva ABC no gerenciamento de estoque para que a empresa consiga dar prioridade àquelas mercadorias que representam maior margem de lucros. Sendo assim, é essencial investir em estratégias para melhorias de processos de compras e de logística. Na outra ponta, definindo os produtos de menor giro e, consequentemente, de menor margem de lucro para a empresa, é possível inclusive eliminar mercadorias que representam custos, mas não lucros.
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