A pandemia do novo coronavírus afetou diversos setores, mas em um movimento contrário, também proporcionou a inovação logística em outras áreas. O crescimento do setor de delivery e entregas de mercadorias via aplicativo não nos deixa mentir.
A logística foi um dos setores que mais sofreu impacto com a pandemia, principalmente por conta dos lockdowns em várias cidades brasileiras. E a partir desse problema, que surgiram diversas oportunidades.
Dessa maneira, a inovação na área de logística é algo que deve ser constante. A Covid-19 pode ser considerada, sim, como uma grande oportunidade, principalmente para quem deseja impulsionar rapidamente os negócios pós-COVID 19.
Pensando nisso, a GTI Plug preparou o seguinte artigo com algumas estratégias para a área de logística e armazenagem que você deve adotar em sua empresa. Confira todas as informações para começar a colocá-las em prática!
A importância da Inovação logística na pandemia da Covid-19
Por conta do aumento na demanda por pedidos via e-commerce, o setor logístico, tanto no transporte como no armazenamento, sentiu esse impacto. Tudo isso devido às mudanças desenvolvidas durante a pandemia do novo coronavírus.
Isso porque a demanda aumentou muito, principalmente na compra de alimentos e dos mais variados produtos, como remédios, por exemplo. Desse modo, foi necessária a criação de uma nova visão para comportar as demandas.
A atuação estratégica da logística nesse cenário se tornou fundamental para a manutenção das condições mínimas de funcionamento da sociedade, até porque o setor logístico é o responsável por deixar tudo disponível, em qualquer lugar.
Do mesmo modo, investir na inovação nesta área é crucial para que o consumo volte a ficar aquecido no país. Portanto, essa é a principal tendência para o período pós-pandemia, que está dando agora os seus primeiros passos.
Tecnologia na inovação logística: com o que é preciso ficar atento?
A tecnologia, principalmente aliada à cadeia logística, será pedra fundamental para falarmos sobre a inovação nesse setor. Isso já é realidade no pós-pandemia, por conta da novidade dos processos que estão sendo aplicados.
Dessa maneira, a busca constante por inovação será o diferencial para que a sua empresa tenha sucesso no atendimento aos clientes. E a GTI Plug pode te ajudar nisso, com algumas informações e dicas importantes!
Estamos falando tanto em operação logística como também na gestão logística. Sem uma boa estrutura de transporte e armazenagem, e sem um sistema que faça o gerenciamento de todas essas operações, os esforços de inovação serão em vão.
Em outras palavras, os empresários devem ficar atentos e realizarem investimentos constantes nessa inovação logística, para impulsionar os resultados de suas empresas e construírem as bases para o futuro.
Inovação logística: principais estratégias que devem ser pensadas
Passamos por um momento de transição. Por isso, é preciso ter calma nas decisões e, com certeza, não é o momento de errar para colocar tudo a perder. Com isso, a GTI Plug apresenta algumas das principais estratégias que a sua empresa pode tomar.
Desse modo, acompanhe quais são as principais estratégias para inovar no setor de logística, tornando o seu negócio uma verdadeira referência para o cenário do mercado no pós-pandemia. Boa leitura!
1 – Investir em transparência
Grande parte das pessoas foi afetada pela pandemia. Com isso, uma estratégia interessante é pensar sempre na transparência para com seus consumidores. Isso, com certeza, irá gerar uma reputação positiva para a sua empresa.
Como resultado, a construção dessas ações positivas por parte da sua organização contará também com maior aceitação por parte dos seus atuais clientes, além de chamar a atenção daqueles que podem se tornar consumidores em potencial.
Por exemplo, informe sempre para os seus clientes se algo vai atrasar por conta de um problema interno ou externo. Não prometa que vai entregar daqui a 24 horas, sendo que a equipe pode não conseguir, ou se a entrega for bastante improvável.
Dessa forma, sua empresa será não só mais honesta com os clientes, mas poderá criar uma relação honesta e benéfica com quem depende de seus serviços, tornando-se uma verdadeira referência em seu setor.
2 – Investimento em estratégias de inovação verdes na logística
A sustentabilidade e responsabilidade ambiental são termos que já eram muito utilizados até mesmo antes da pandemia da Covid-19. Durante esse período, as preocupações com a saúde aumentaram.
Desse modo, uma maneira de manter uma vida saudável pensando no todo, é também considerando o cuidado com o meio ambiente, fazendo com que a sua empresa invista em estratégias logísticas que favoreçam a preservação do mesmo.
Entre os exemplos que podem favorecer a sua empresa está a renovação de frota com veículos menos poluentes, utilização de energia solar no setor de armazenagem, além da substituição de embalagens comuns pelas feitas de material reciclável ou reutilizável.
3 – Utilize mecanismos de inteligência artificial
Este é um dos exemplos onde a tecnologia aliada à logística pode apresentar resultados interessantes para o setor. Muitas ferramentas e aplicativos podem transformar como os empresários pensam a logística de suas empresas.
Com efeito, existem algumas opções no mercado de software que oferecem a rota mais adequada para o transporte, como os sistemas automatizados de picking, entre outros que facilitam a vida da empresa.
4 – Inteligência de dados
A utilização de dados no setor logístico é importante para melhorar o desempenho. Principalmente quando falamos de mapas, localização, rastreabilidade e coordenadas, facilitando o atendimento ao cliente e a própria organização da empresa.
Com essas informações você pode oferecer, para o seu cliente, informações como dados sobre navegação, onde está o pedido que ele fez, quanto tempo falta para o produto chegar a partir da média de distância percorrida, entre outras questões importantes.
Além disso, uma boa gestão de dados pode fornecer indicadores importantes sobre os seus clientes e principalmente o hábito de consumo, servindo como informações consideráveis para a aplicação de futuras estratégias.
5 – Hiperautomação
Outra tendência forte no mercado logístico é o investimento ainda maior no que ficou conhecido como hiper automação. Isso significa aumento considerável no investimento em tecnologia da empresa.
Assim sendo, é um processo capaz de garantir não apenas ferramentas de automação, mas também o processo de desenvolvimento, descoberta, levantamento e análise de indicadores, monitoramento e medição de todas as etapas do processo logístico.
Com isso, o aumento na eficiência será fundamental para as empresas neste período pós-pandemia da Covid-19, ajudando a melhorar as informações disponíveis e evitando o surgimento de dúvidas e problemas.
6 – Diversificação de locais da produção de insumos
Uma estratégia logística não tão tecnológica que ficou clara durante a pandemia, e será uma tendência no pós-pandemia, é a diversificação dos locais onde as empresas conseguem os seus insumos para a produção.
Primeiro, as soluções serão encontradas em regiões próximas da empresa para gerar maior velocidade e segurança. Essa tendência de distribuição afetará a cadeia logística como um todo.
Desse modo, essa diversificação irá acabar com a dependência de um único fornecedor. Com isso, ampliará o leque de relações da empresa, com resultados que podem fazer toda a diferença em balanços futuros.
Conclusão
Essas foram as dicas da GTI Plug sobre as principais estratégias de inovação logística que os empresários devem ficar atentos no pós-Covid-19. Somos um dos líderes deste segmento no país e prezamos pela transparência e clareza com nossos clientes.
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Lá você encontra informações atualizadas e relevantes sobre uma logística inteligente e voltada para o futuro.
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